🥣 bocada #2: serious lust for shawarma
juro que essa história já devia ter tomado forma antes, mas eu não consegui decidir se era kebab, döner ou churrasquinho grego.
¡dale mis islas bonitas!
🐑 muitos e muitos ano atrás, eu trabalhava ao lado do Gilberto, foi lá no saudoso Hassan que eu conheci esse lanche. não tinha feito parte da minha infância ou adolescência, não tive muita referência da culinária árabe para além dos básicos quibe, esfiha e beirute que em qqr habib's eram servidos. quando descobri que shawarma, além das mil possibilidades de carne bovina, ovina, frango e falafel, tinha a batata frita dentro do pão sírio (pão árabe, pita, flatbread)... esquece.
🍟 batata dentro do pão? eu achava muito estranho essa combinação. não era algo que fazia parte da minha alimentação de chico bento no shopping até aquele momento. mas com o tempo eu peguei pq aquilo funcionava. bom, enfim, vc pode pedir pra vir sem na maioria dos lugares que oferece como padrão.
na última edição, a gente falou de pizza, agora chegou a vez da investigação de shawarma que durou mais meses do que eu queria. se você já comeu, sabe do que eu tô falando; se ainda não, tá perdendo um dos melhores rolês de comida de rua que tem em brasília ou em qualquer outra cidade do mundo onde há comunidades árabes presentes.
✅ bora combinar o jogo. basicamente, estamos falando de um sanduíche de tradição árabe, cheio de temperos como creme de alho ou tahine, carnes marinadas e assadas de várias formas, sendo o espeto vertical o mais comum. além disso tudo, tem vegetais enrolados num pão pita. e sim, a batata frita dentro é uma surpresa agradável que só melhora tudo. nas ruas daqui, não faltam opções que fazem jus a essa iguaria. então, vamos aos lugares que valem nossa atenção:
casa da síria - clipes hipnotizantes e um jardim muito simpático na 313N decoram esse lugar. o Hayan e sua equipe entregam doces de gergelim, falafel e shawarma de filé e várias outras opções com um sabor excepcional.
sadek - a família do sadek coloca o carrinho pra rodar tanto na rua da igrejinha quanto no sudoeste durante toda a semana. o shish taouk, sanduíche de frango com um tempero especial tem sido o meu favorito. e no final vc ainda pode levar um azeite top do top pra casa.
shisha - clássico do baixo, na 410, o bar de narguilé tem um shawarma que resolve demais pra quem está pela região.
shawarma do habibi - o picles do habibi me ganhou demais, a barraca no ceub tem um preço razoável e opções muito gostosas.
pai e filho - uma opção pra governar todos. o paulo henrique e o seu filho victor operam no estacionamento da escola dó ré mi em águas claras de segunda a sexta, corre que dá pra aproveitar a opção única que tem no cardápio. o misto com carne e frango, repolho e tomate.
giro café - boa opção entre a variedade de lanches árabes do trailer mais charmoso do final da asa sul. pode comer tranquilo shawarma de lá que é refeição pra um belo começo de noite.
mazaj - tarik e sua mãe já tem um tempo ali no sudoeste com uma lojinha super maneira e cheia de molhos, esfihas e quibes para levar, o shawarma no prato para almoço e na versão de sanduíche tb são muito bem servidos.
zante - uma opção diferente, pero no mucho. o pita gyros dessa casa grega na 210 sul tem seu charme e dá opção de carne suína pra quem quer provar outros recheios no pão pita.
kafta da mama - preciso reforçar que não estou curtindo tanto quanto antes, acho que perdeu o brilho de alguns anos atrás, os temperos e porções não parecem ter a mesma fartura de antes. não sei se isso é só comigo, mas esse eu já comentei lá e não vi muita mudança.
qual é o grande lance do shawarma?
🌯 pra além das confusões e dos diversos nomes, o shawarma carrega histórias e tradições do oriente médio, adaptadas ao gosto local. Nessa região que abrange o líbano, a síria, a jordânia e a palestina, ele fala com todo mundo ao mesmo tempo: quer algo rápido, saboroso e que satisfaz com ótimo custo-benefício? shawarma na mão e uma ideia na cabeça. assim como a base de todas as refeições embrulhadas no próprio pão (hamburguer, burrito, calzone etc.), ele combina a pirâmide alimentar de um jeito único. e, como vcs podem ver, cada lugar aqui em brasília adiciona sua própria identidade, seja na marinada da carne, nos molhos ou até na quantidade de fritas.
bora ali
📍espero que vocês estejam curtindo esse rolê. dá um pulo nos links do maps que já preparei com todos esses pontos e outros mais. as bocadas vão continuar entre as edições principais do 🍽️ amuse-bouche. espero que essa edição tenha ajudado vcs a encontrar bons shawarmas em brasília. deixa suas indicações aí nos comentários e tb fala o que vc gostaria de ver pelas próximas bocadas flw vlw.
📻 sempre bom lembrar: agora estou também no cbn sabores brasília. toda segunda e sexta, às 11:50, bem na horinha do almoço, você pode me acompanhar lá na 95.3 FM ou no Spotify, onde o podcast também está disponível. fica ligado e bora explorar um bocado de lugares novos e clássicos da nossa capital. valeu fml.